quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Não sou obrigada!

novembro 23, 2017 0 Comments
 

    Nossas atitudes nem sempre são de acordo com nosso querer, algumas pessoas são mais influenciadas por outros as vezes por admiração, medo, tentativa de se encaixar em grupos e muitas outras situações. Falo por experiência própria, fui criada de forma tradicional (por não ter um pai presente) a rotina era mais rígida.


    Lembro que a cobrança era muito grande em relação a ser uma filha perfeita, não tanto por mim eu nem ligava mais para o que falassem ou deixassem de falar de mim, mas minha mãe sempre foi ligada nisso. A sociedade cobrava e ela tentava nos moldar de um modo que não viéssemos a ser motivo de "vergonha" para nós mesmos e família.


    Isso nem sempre funciona, mas eu decidi que iria ajudar ela nessa tentativa, e me esforcei ao máximo para fazer tudo certinho, por fim foi uma tentativa frustrada... Demorei pra me conhecer de fato, quase nunca podia fazer o que eu queria, pois priorizava o querer dos que ie estavam em minha volta.


    Decidi mudar, e buscar a minha felicidade, fazer o que eu quero e gosto, afinal já sou madura o suficiente para saber que para toda escolha há uma consequência, e por isso resolvi escrever minha própria história.


    Quero que todos sejam assim, que possam escolher o que é melhor para si independentemente da autorização do outro.  Que busquemos a felicidade onde ela realmente está; dentro de cada um de nós.

sábado, 18 de novembro de 2017

Vamos nos permitir!

novembro 18, 2017 0 Comments



    Fico a pensar, são tantos detalhes na nossa vida que se alguém fizesse ou falasse algo diferente em um dado momento, talvez estaríamos vivendo uma fase diferente.


   Uma das coisas que aprendi com o tempo é que nem sempre que falamos algo a "mensagem" chega de forma correta no ouvinte. Isso porque alguns realmente não compreendem outros apenas fazem questão de entender da forma errada.


    Eu ainda acredito que grande parte dos problemas poderiam ser resolvidos em conversas, no entanto, deveria ser uma conversa sadia de modo que os participantes desta dialogaria de forma a deixar claro seu modo de pensar e ao mesmo tempo estar disposto a ouvir/compreender as ideias do outro para assim chegar a um senso comum.


    Já parou para pensar em como isso facilitaria a vida, e que não perderíamos tempo nos dedicando a coisas sem importância, poderíamos então encontrar a felicidade por um caminho mais curto e o mais importante: sem ferir os sentimentos/pensamentos do nosso semelhante.


    A mensagem que aqui quero deixar é: Devemos nos permitir ser livre de toda essas amarras que a vida cruel nos impõe, toda essa ditadura que nem mesmo sabemos quem inventou; Devemos nos permitir ocupar nossos pensamentos e atitudes em algo que realmente nos faça feliz, pois quando somos felizes apenas queremos espalhar mais e mais dessa felicidade!

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Vivendo ou existindo?

novembro 16, 2017 0 Comments



    Sabe aqueles dias que você para e pensa: "Oque eu tô fazendo da minha vida?!"
    Todos já passamos por isso, se ainda não passou, certamente vai passar! é um momento de reflexão que as vezes se dá de forma involuntária, e se aproveitarmos o gancho certamente será de bom proveito.


    Nesses momentos é onde paramos para analisar se realmente estamos vivendo ou existindo; embora este termo pareça ser uma coisa só, se analisarmos a fundo percebemos uma enorme diferença.


  Tudo que sabemos do mundo é que quando chegamos ele já existia, como as histórias se formam ou como de repente conhecemos as pessoas isso tudo ainda é um mistério, e alias o mistério maior é justamente não saber se há ou como é a continuação deste mundo. Bem, o intuito do post não é a relação entre o presente e o por vir, mas sim uma reflexão sobre o que estamos fazendo nessa passagem pelo mundo.


  Tem horas que parece que nada faz sentido, em outros momentos parece que vivemos como robozinhos programados, temos sonhos que foram esquecidos ou meramente apagados pelas obrigações cotidianas.


  O que você fez ou esta a fazer para realizar seu sonho?
  A criança que você foi ontem, é feliz pelo que você se tornou hoje?
 Reflita, tente se encontrar. Vivamos plenamente para que futuramente não sejamos apenas uma pessoa triste que conquistou tudo menos que realmente lhe interessava: A Felicidade!

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Considerações sobre o ENEM 2017

novembro 13, 2017 0 Comments
Sobre a estafante prova do ENEM aplicada nos últimos dias 05/11 e 12/11

  A corrida rumo a universidade aqui no Brasil não é tão fácil como parece, o sistema usado para o ingresso à faculdades mudou nos últimos anos, eu acompanhei essa evolução.


 Anteriormente o ingresso se dava por meio de provas aplicadas diretamente pelas instituições de ensino superior públicas ou privadas, para estudantes de ensino médio tinha um processo de seleção seriado  o qual o aluno fazia uma prova por ano (equivalente ao ano de estudo) e no final a soma destas 3 provas se dava o resultado. 


 No fim da década de 90 (mais especificamente em 1998) surgiu o Enem criado pelo Ministério da Educação (MEC) a princípio com o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio no país; Porém, na metade da década de 2000, os resultados individuais passaram a ser utilizados para a seleção de candidatos para o Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).


 Entretanto, o que é pra simplificar não está colaborando, houve sim uma melhora quanto aos dias de aplicação, isto eu reconheço, mais ainda assim é estressante, ao total são 180 questões (90 questões por dia) e uma redação, para quem vive essa experiência chega a ser desgastante por conta dos tamanhos de enunciados e alternativas, acredito até que os candidatos conseguem responder de forma consciente apenas as primeiras 45 questões, a partir daí as questões já não parecem mais fazer sentido, alguns contam com a sorte outros se desgastam até os últimos minutos.


  Por fim, nos dias de aplicação das provas posso garantir que os medicamentos mais consumidos pelos brasileiros e candidatos, são analgésicos! Depois disso resta a esperança e expectativa para ter alcançado uma boa nota e consequentemente a aprovação.
  Como diz o velho e popular ditado local: "Somos brasileiros, não desistimos nunca!"  


divulgaçã: enem2017inep.com.br

FONTE: http://www.abcdoenem.com.br/site/pagina/20/Saiba-Como-o-Enem.html

sábado, 11 de novembro de 2017

A Ganância do ser humano

novembro 11, 2017 0 Comments
 

    Chega a ser inacreditável o nível que chegamos de tamanha ganância, pode parecer normal hoje a correria do dia a dia, o consumo necessário não nos deixa ver que estamos destruindo o que ainda nos resta para viver.


   O mundo se tornou capitalista, muito raramente vemos a interação entre pessoas (desconhecidas) se não pelo foto de haver negócios entre ambas.


    O consumo em si não nos permite parar e pensar na origem daquele bem, se procurarmos a origem de produtos diários ou mesmo incomuns vemos que há uma grande trajetória desde a retirada dos recursos naturais até sua transformação em bem.


    O desmatamento é um dos fatores que influenciam na poluição entre outros desgastes do planeta; onde está as políticas responsivas? Por que muitas empresas aplicam todo foco no produto final e não mostram suas origens?


    Todos temos o direito de consumir o que queremos/podemos, no entanto, o consumo consciente deveria ser incentivado para o bem comum, mas num mundo egoísta não é considerado o trabalho reversivo.


    Confesso que temo não ter um mundo bonito e agradável para mostrar para meus sobrinhos, e crianças da geração futura. Temo ter que mostrar áreas naturais apenas por fotos, temo não ter um parquinho onde possamos respirar ar puro. O que estamos fazendo com nosso futuro?! Eucaliptos reflorestados não substitui a floresta nativa, nem mantém as espécies.


    Vamos plantar a sementinha, vamos fazer a terra florescer, sei que não posso muito, mas se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor.