quinta-feira, 31 de maio de 2018
terça-feira, 8 de maio de 2018
Valorize suas amizades!
Foto de Carlos Magno na Unsplash |
Minha saudosa vó costumava citar um ditado muito comum na época: "Mais vale um amigo na praça, que dinheiro em caixa!" Passei por uma situação onde pude comprovar a veracidade desse ditado.
Certo dia, por volta dos meus 9 anos tinha festinha na escola ( era bem comum festinhas para comemoração de datas importantes) e por ser uma escola pública e com poucos recursos os alunos , os pais dos alunos, contribuíam com algo; desta feita, minha contribuição era refrigerante.
Passamos na quitanda da esquina, meu irmão e eu, e compramos um Baré (guaraná muito popular na época) ele tinha garrafa de vidro, dessas que lembra uma cerveja, e como não tinha sacola eu o segurei pelo gargalo e seguimos alegre para festinha.
No caminho passamos pela frente da casa de um amigo do meu irmão, este seguiu conosco. Agora já bem próximo a escola a garrafa escorregou da minha mão. Entrei em pânico, eu não tinha um tostão a mais para pagar o "casco" que era retornável a única coisa que me passava pela cabeça é que eu estava muito encrencada, e que quando eu chegasse em casa eu iria apanhar muito pelo ocorrido. Sentei-me ao pé do muro da escola e comecei a chorar.
Os meninos chegaram até mim e como já tinham visto antes o que ocorrera, vieram me ajudar cm esse momento que para mim era o fim do mundo. O amigo de meu irmão, muito solícito foi como um anjo naquele momento, ele me disse para eu não chorar pela garrafa quebrada, e contou-nos que em casa tinha algumas garrafas que não lhes eram úteis e que ele poderia arrumar uma para cobrir a que quebrei.
Pode ser que você leitor entenda essa historia como um drama, e realmente no momento que passei por isto, no momento de desespero vivido eu me vi num beco sem saída, mas com tal situação eu pode aprender que a amizade vale muito.
Com estas palavras termino o post, e lhe digo: valorize suas amizades, seja o amigo verdadeiro; plante bons frutos, para que possa fazer uma boa colheita. E quanto aos seus amigos verdadeiros, cuide bem deles, cultive a amizade, amigos são a família que escolhemos para o coração!
Chorei ainda, mas de alívio e de felicidade por ter um amigo que me socorreu no momento de desespero. Sou grata até hoje, esse fato contribuiu grandemente para a forma que vejo o mundo ao meu redor, me fez acreditar que há esperanças, em tudo há esperança!
Ter alguém para estender a mão, ou oferecer apoio nos momentos críticos da vida, isso dinheiro nenhum pode pagar, a amizade verdadeira não está à venda nos mercados da vida, ela apenas é conquistada e deve ser cultivada.