Universidade publica vs. universidade particular
Olá estou aqui para comentar sobre as principais diferenças sobre universidades particulares e públicas, quero deixar claro que está é uma opinião pessoal baseada em minhas experiências. Já estudei em faculdade particular (na condição de bolsista pelo Prouni), cheguei a cursar 1 período numa Universidade Federal, e atualmente estudo em uma Universidade Estadual.
Para que fique mais claro, o parei por tópicos e assim tentarei mostrar possíveis diferenças.
Formas de ingresso
A forma de ingresso nas Universidades públicas atualmente estão sendo feitas através do ENEM, não posso afirmar que todas aderiram, mas a maioria sim usam o SISU ou fazem processo seletivo considerando a nota obtida pelo candidato no Enem.
Nas Faculdades particulares o ingresso pode ser feito através de uma prova da própria faculdade, uso da nota obtida no Enem, bolsas parciais oferecidas pela faculdade considerando a nota do Enem, bolsas parciais/integrais através do Prouni, e financiamentos através do FIES.
Horários das aulas
Em universidades públicas as aulas são nos horários convencionais, turnos matutino, vespertino, noturno e integral (manhã e tarde), somente presenciais e somado a esses horários há ainda a necessidade de atividades complementares.
Faculdades particulares disponibilizam turmas nos horários convencionais, manhã, tarde e noite e há formação de turmas EAD (educação a distância) ou semipresenciais, o uso de plataformas digitais é um diferencial nessas Universidades, pois, ampliam o acesso a graduação para pessoas que não podem participar de uma turma convencional por incompatibilidade de horário.
Bibliotecas e laboratórios
Universidades públicas, por dependerem do governo, nem sempre contam com um grande acervo, no entanto a maioria dos campi possuem o básico para a pesquisa, uma biblioteca com os mais variados títulos e laboratórios de informática ou mesmo outros específicos de cursos oferecidos na instituição.
Universidades particulares também disponibilizam acesso a bibliotecas e laboratórios, entretanto, a dimensão ou variedade dependem do porte da universidade, como por exemplo, em pequenos polos a variedade de títulos podem ser reduzidas, podendo o polo optar por disponibilizar a biblioteca on-line.
Ensino
Em relação ao ensino, eu costumo dizer que quem faz acontecer é o aluno. Na educação básica (fundamental e médio) o ensino deixa a desejar, aprendemos uma coisa ou outra e não somos instigados a pensar e questionar, quando chegamos a universidade vemos que desperdiçamos muito tempo apenas decorando matérias para passar de ano, o direcionamento faz muita falta.
Nas Universidades públicas costumamos ouvir "Isso vocês viramdeveriam ter visto no ensino médio!", e lá o ensino é intenso, vemos acontecer o famoso ditado 'correr atrás do prejuízo'. A grade disciplinar costuma ser maior e a produção de conteúdo é constante, há ainda a necessidade de horas complementares, como participação em eventos, palestras, congressos, pesquisas e extensão, o que torna menor o tempo para os acadêmicos.
Em faculdades particulares, a grade é adequada, as atividades de pesquisa são trabalhadas dentro das disciplinas, a produção é mais contida e o ensino flui como um colégio padrão (como eu mencionei no início do texto, essa foi minha experiência).